Fechar

Faça sua busca:

Fechar

Informe seus dados e acessar seu e-mail:

  • Noturno
  • 8 semestres
  • 200 vagas anuais
  • 176 créditos
  • 3.222 horas
  • Caxias: Mensalidade R$ 968,92 (três disciplinas)*

Por que estudar Terapia Ocupacional?

O curso da FSG é único na serra gaúcha e um dos poucos no Brasil que oferece aos estudantes aprendizado prático em campo e infraestrutura de ponta. Para os graduados nesta área o campo de atuação é vasto e o mercado de trabalho está em expansão. Em nosso curso você encontra:

Apartamento Adaptado, ambiente que permite o exercício de inúmeras práticas pedagógicas, qualificando ainda mais a formação do futuro Terapeuta Ocupacional;

Disciplina que utiliza piscina como recurso terapêutico para crianças com autismo ou paralisia cerebral;

Corpo docente com formação na área e experiente;

Formação em 4 anos, com o mínimo de horas exigido pelo MEC (3.222h), possibilitando rápida entrada no mercado de trabalho. 

 

Sobre o curso

O  profissional terapeuta ocupacional trabalha com a ocupação humana, promovendo autonomia e independencia, no dia a dia de seus clientes. Este profissional atua com pessoas que apresentem alterações físicas, cognitivas, emocionais, sensoriais, sociais e/ou educacionais, temporárias ou permanentes, as quais impossibilitam a participação efetiva nas atividades cotidianas, do bebe até o idoso. 

Ocupação humana envolve a participação em atividades cotidianas significativas para as pessoas, como por exemplo, tomar banho, escovar os dentes e cabelos, alimentação, frequentar escola, trabalho, supermercado, banco, lazer, entre outras.

O profissional formado pela FSG pode atuar na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde individual ou coletiva.

Autorizado pela Portaria Ministerial nº 1.207, de 27/08/2010. Curso reconhecido pela Portaria Ministerial nº 495, de 29/06/2015.

 

Inscreva-se

O Apartamento Adaptado é um espaço pedagógico inédito na região que possibilita atendimentos clínicos e vivências práticas relacionadas ao trabalho com pacientes que possuem diferentes necessidades.

O ambiente é como uma moradia, com sala de estar, cozinha, banheiro e quarto. A diferença é que neste apartamento todas as peças são pensadas para atender pessoas com deficiências. Os espaços são pensados para facilitar o deslocamento em cadeiras de rodas, há barras de apoio e torneiras de fácil utilização, por exemplo.

O Apartamento Adaptado foi construído dentro do Centro Integrado de Saúde FSG (Rua Marechal Floriano,1229) e além de atender às necessidades pedagógicas dos acadêmicos do Curso nas disciplinas práticas, também serve para atendimento à comunidade.

Todos os recursos ficam disponíveis para o treino das atividades da vida diária dos pacientes que buscam auxílio e tratamento no Centro Integrado de Saúde FSG. O objetivo principal é que esses pacientes possam desenvolver independência e autonomia.

Inscreva-se

Inscreva-se

O mercado de trabalho para os Terapeutas Ocupacionais está em expansão, pois atualmente, o número de profissionais em atividade está muito abaixo das necessidades, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul, que são menos de 2 Terapeutas Ocupacionais por município.

A profissão é regulamentada desde 1969 no Brasil e, em 2017, fez 100 anos no mundo, sendo seu berço os Estados Unidos da América. 

O Terapeuta Ocupacional pode atuar em diferentes áreas e fases de vida (bebê, criança, adolescente, adulto ou idoso). Seu foco são as ocupações humanas, sempre com objetivo de tornar a pessoa autônoma e independente, respeitando a fase, necessidade, condição e desejo do cliente.

O Terapeuta Ocupacional pode atuar nos serviços públicos e privados de saúde: (hospitais, clínicas, consultórios, postos de saúde), além de escolas, creches, asilos, presídios, centros de referência, centros de convivência e de reabilitação, cooperativas, empresas, associações comunitárias, organizações não-governamentais (ONGs), além de fazer atendimentos domiciliares. 

Teoria e Prática

Na FSG, o acadêmico de Terapia Ocupacional entra em contato com a prática desde os semestres iniciais. Nas mais diferentes disciplinas ele já fica em contato com a realidade de pacientes e tem à disposição a infraestrutura do Apartamento Adaptado e do Centro Integrado de Saúde FSG. Ao longo do Curso, além dos estágios obrigatórios, ele pode realizar uma série de atividades práticas extracurriculares e também participar como bolsista de pesquisas realizadas no Centro Integrado de Saúde. Na instituição é prática comum que os acadêmicos realizem Atividades Práticas Supervisionadas (APS) unindo vivências de diferentes disciplinas em trabalhos acadêmicos.

 

Inscreva-se

Unidade Caxias do Sul
Profa. Ma. Claudia Colar Scolari - Fale com a Coordenação

Inscreva-se

Depoimento Terapia Ocupacional

“Escolhi o Curso de Terapia Ocupacional para que pudesse proporcionar às pessoas que apresentam alguma limitação a oportunidade de trilharem seus caminhos com mais independência. O Curso me proporcionou, através dos estágios, cursos de extensão e o conhecimento transmitido pelos professores a certeza dessa escolha: ser um instrumento de transformação!"


Giovanna Toigo Poletti

Inscreva-se

Nenhuma Revista Adicionada.

Inscreva-se

Conteúdo Relacionado