Docentes de Design da FSG e Universidade Positivo são convidados para Comissão Assessora de Área do ENADE

Na última semana tivemos uma notícia excelente: dois de nossos docentes foram convidados a compor a Comissão Assessora de Área (CAA) do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2020, referente aos cursos de Design.

Luiza Grazziotin Selau é coordenadora do curso de Design Bacharelado e também dos Tecnólogos em Design Gráfico, Produto e Moda. , na FSG – Caxias do Sul, e Marcelo Catto Gallina coordena os Cursos de Bacharelado em Design e a Integração da Escola de Comunicação e Design da Universidade Positivo – Curitiba. Ambos compõem a CAA de Bacharel em Design com professores de todo o país.

Eles já passaram por curso de treinamento agora no início desse ano e em breve darão continuidade às reuniões de capacitação, que ocorrerão por videoconferência em virtude do distanciamento social recomendado em combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A nomeação dos professores para uma das 23 comissões é um dos reflexos da última avaliação do ciclo de Design, que aconteceu em 2018. O contato do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) foi realizado no ano passado, após a divulgação inicial dos resultados do ENADE, no intuito de compor as comissões com professores de cursos diante das seguintes questões: desempenho acadêmico do curso no último ciclo, representatividade de IES públicas e privadas e distribuição regional.

As CAAs, em 2020, têm como atribuições preparar, organizar e elaborar os instrumentos de avaliação aplicados no ENADE, para que em 2021 procedam à análise de correção amostral e manifestações relativas aos instrumentos aplicados, bem como aprovação de gabaritos e padrões de resposta, análise dos resultados do exame e orientação e acompanhamento do processo de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) nas respectivas áreas do conhecimento dos cursos.

A escolha dos nossos docentes significa reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas Intituições e confere maior visibilidade aos cursos de Design da Cruzeiro do Sul Educacional.

As Comissões foram nomeadas em portaria publicada pelo Diário Oficial da União na última semana. Clique aqui e confira.