Programa Nacional de Controle de Qualidade classifica Laboratório de Biomedicina da FSG como “excelente”

O Laboratório Escola de Biomedicina (LEB) da FSG foi classificado como “excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), um dos principais avaliadores de laboratórios de análises clínicas do Brasil.

Ao longo do ano, a qualidade e a segurança do trabalho desenvolvido no LEB foram avaliados com testes práticos, teóricos e virtuais realizados com todo o corpo técnico do local. O certificado de reconhecimento de excelência é resultado de uma pontuação mensal de acertos próxima aos 100%.

“A conquista do selo de excelência no PNCQ deixa nítida a qualidade da estrutura e dos profissionais que a comunidade da Serra Gaúcha tem acesso. Direcionando isso ao âmbito acadêmico, é possível perceber o quão forte e robusta é a formação dos estudantes”, destaca o Prof. Dr. Mauricio Sprenger Bassuino, coordenador do curso de Biomedicina.

Atualmente, a equipe do Laboratório é composta pelo Prof. Me. Elias Hoffmann (Biomédico e Responsável Técnico) e pela Biomédica Kamila Martins, além de alunos monitores e estagiários do curso de Biomedicina.

Graduada pela FSG e funcionária do LEB, Kamila valoriza a experiência de atuar na Instituição. “Ser Biomédica do Laboratório é um grande orgulho para mim. Como egressa do curso de Biomedicina, participar da formação acadêmica dos alunos é uma honra e um aprendizado diário, além de poder trabalhar ao lado de profissionais que admiro”.

Mais sobre o LEB

Em atividade desde de 2017, o Laboratório Escola de Biomedicina surgiu com a proposta de promover a integração entre conhecimento teórico e prático em análises clínicas, permitindo ao aluno vivenciar todas as etapas da realização de um exame, incluindo a coleta do material biológico, análise nos diferentes setores e liberação do resultado final.

Os acadêmicos de Biomedicina podem participar de projetos vinculados ao espaço desde o primeiro semestre do curso, por meio de monitorias, bolsas de estudo, projetos de extensão e pesquisa, sempre supervisionados pelos profissionais e professores.

Além da relevância acadêmica, o Laboratório promove atendimentos à população local. “O objetivo é fomentar o contato profissional dos alunos com situações reais da profissão por meio do atendimento à comunidade, permitindo que possam desenvolver ao máximo novas habilidades e competências para estarem preparados para o mercado profissional”, conclui o professor Mauricio.

E você, tem interesse pela área? Conheça mais sobre o curso de Biomedicina da FSG.