Odontologia de portas abertas para o mercado de trabalho

Quem opta por fazer o Curso de Odontologia, muitas vezes tem em mente apenas abrir o próprio consultório e trabalhar de forma autônoma. É bom saber que essa não é a única opção. Ao se graduar após quatro anos de estudos intensos (aulas em turno integral), o novo cirurgião-dentista está apto a atuar em diferentes áreas e deve estar aberto a outras possibilidades, não somente a atuação em consultório.

dentista-fsg

Uma das áreas mais promissoras e que oferece grandes oportunidades é o setor público. Com a melhoria das políticas públicas para a saúde, as contratações estão sendo ampliadas. É muito importante, também, a presença dos dentistas em programas de saúde como Brasil Sorridente, do Governo Federal, Programa Saúde da Família e outras ações do Sistema Único de Saúde. Para isso é muito importante, durante o curso, ir percebendo quais são as áreas que mais lhe agradam, com vistas à realização profissional futura.

Mas, afinal, o cirurgião-dentista pode ter diferentes especialidades?

Sim, o profissional da odontologia não é apenas aquele que restaura dentes, realiza implantes, extrações ou atua na prevenção de cáries. O cirurgião dentista pode trabalhar com dentística restauradora, realizar exames para detecção de patologias bucais, trabalhar com periodontia (tratamento de gengivas e dos ossos da boca), estomatologia, implantodontia, endodontia (realiza o tratamento das alterações na raiz dos dentes), ortodontia (reposicionamento dos dentes), trabalhar com próteses dentárias, radiologia, traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial, odontologia em saúde coletiva, odontogeriatria, odontopediatria (tratamento específico para crianças), odontologia para pacientes especiais (pessoas com deficiências mentais ou físicas que necessitam de cuidados ainda mais rígidos e não tem condições de fazer a prevenção adequada sem a ajuda de seus cuidadores) e inúmeras outras áreas.

Vale a pena escolher a odontopediatria?

odontopediatria

Para quem se interessa por odontopediatria, uma solução encontrada por muitos profissionais é a parceria com as escolas de educação infantil, realizando junto com as consultas odontológicas, visitas frequentes à sala de aula. Dessa forma, os pequenos, a partir de poucos anos de vida, já vão se familiarizando com a figura do cirurgião-dentista, perdem o medo do consultório e ainda são conscientizados sobre a importância da higiene bucal.

Já a odontologia do Trabalho é uma área crescente, mas ainda não muito difundida na região da Serra Gaúcha. Consiste em atender pacientes que podem ter riscos à saúde bucal por meio de sua atividade profissional.

Uma área curiosa é a Odontologia legal, onde o cirurgião dentista integra equipes de peritos policiais realizando exames específicos que permitem identificação a partir da arcada dentária.
Ou seja, para os bons profissionais sempre há espaço!

Na Faculdade da Serra Gaúcha os acadêmicos têm aulas práticas desde o primeiro semestre, com uma estrutura formada por inúmeros laboratórios, todos com equipamentos de ponta. Isso permite uma formação que te dará condições de enfrentar o mercado de trabalho e atuar como cirurgião-dentista, fazendo a diferença na vida de muita gente!

1. Avatar
    Nathan Gamba Janeiro 25, 2015

Olá, gostaria de saber, nesse vestibular extra de verão, vai ter para odontologia ?

• Avatar
      Equipe FSG Fevereiro 09, 2015

Olá Nathan,
      O Curso de Odontologia não será oferecido no Vestibular Extra.
      Abraços

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *