Participe de estudo internacional da UNICID e receba exercícios on-line

Como o afastamento ou isolamento social, necessários em decorrência da pandemia do novo coronavírus, tem mudado a sua rotina de exercícios físicos? Esse é o foco de um estudo multicêntrico internacional que a UNICID, instituição da Cruzeiro do Sul Educacional, está participando. E você pode contribuir com o projeto e receber exercícios para praticar em casa!

O Prof. Luiz Hespanhol, do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID, é responsável pela participação da universidade no projeto, que conta ainda com instituições como Goethe University Frankfurt (Alemanha), Harvard Medical School (EUA), Amsterdam Universities Medical Centers (Holanda), University of Queensland (Austrália), University Hospital Basel (Suíça), Universidad Politécnica de Madrid (Espanha), Universidad de Santiago de Chile (Chile) e Exercise is Medicine Peru (Peru). Por aqui, Gustavo Yuki Cantalejo Tsutsumi e Lisandra Almeida, mestrandos de Fisioterapia, estão conduzindo o estudo e explicam que a pesquisa está na fase de recrutamento de participantes.

O objetivo é investigar a efetividade de um programa de exercícios físicos on-line a serem realizados para pessoas que estejam sendo afetadas pelo isolamento ou afastamento social. Os alunos nos contaram por que este tipo de estudo é fundamental para a sociedade neste momento: “o surto do novo coronavírus está diminuindo a eficácia dos benefícios ‘medicinais’ provenientes da atividade física e do exercício, com a proibição de prática em praças esportivas, fechamento de clubes e academias, até nos simples deslocamentos realizados no dia a dia. O estudo visa gerar benefícios como auxílio na manutenção dos níveis de saúde dos participantes; diminuição do risco (prevenção) de morbidades associadas à inatividade física; diminuição de custos individuais relacionados à atenção à saúde (consultas presenciais e/ou online via telemedicina, exames diagnósticos, internações etc); manutenção do nível de atividade física individual; manutenção da aptidão física individual; promoção de bem estar físico e mental, dentre outros”.

Quer participar deste projeto de extrema importância para a saúde no enfrentamento à pandemia? Acesse o link goethe.link/ASAP para responder às questões e receber as orientações. Como benefício, você receberá exercícios para praticar em casa, com base em suas respostas. Você precisar ser maior de 18 anos e residir no Brasil.

Participe!