Por dentro do Curso de Odontologia

O campo de trabalho e de atuação profissional do dentista ampliou-se nos últimos tempos, devido à profissionalização e à busca por especializações. Uma das áreas mais tradicionais e conhecidas do mercado, a Odontologia também está entre os campos mais interessantes na hora de se estudar.

E quais são as principais matérias que o aluno de Odontologia vai ter durante o Curso? Que tipo de orientação ele vai ter durante a grade curricular?

Conheça as matérias do curso de Odontologia

Curso de Odontologia

Como quase todos os cursos de Graduação, a Odontologia tem, principalmente nos seus primeiros semestres, uma boa carga teórica. As disciplinas são voltadas para a fundamentação sólida do aluno, para que ele aprenda de maneira consistente e possa colocar em prática os conhecimentos da melhor maneira possível.

É claro que, à medida que o acadêmico vai avançando na grade curricular do Curso, também entra em contato com disciplinas que procuram desenvolver as técnicas e o conhecimento na prática.

Para isso, o aluno tem a sua disposição diversos laboratórios. Alguns exemplos são o Laboratório de Simuladores (onde os alunos atuam com bonecos), Laboratório de Prótese e Escultura Dentária, Laboratório de Interpretação Radiográfica, entre outros.

Algumas das matérias mais comuns nas grades curriculares dos cursos de Odontologia são Fisiologia, Microbiologia, Dentística, Citopatologia, além de estágios supervisionados e matérias sobre Endodontia, Periodontia, Ortodontia, etc.

Um mercado amplo e promissor

Depois de formado, o cirurgião-dentista tem vários campos de atuação a sua frente como odontologia do trabalho, odontologia legal, endodontia, saúde coletiva, ortodontia e ortopedia facial, ortopedia funcional, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, dentística restauradora, periodontia, prótese dentária, prótese buco-maxilo-facial, implantodontia, oclusão, odontopediatria, odontogeriatria.

O profissional formado em Odontologia precisa ter em mente que é preciso observar atentamente as novas áreas e possibilidades que se apresentam. As áreas da dentística restauradora e implantodontia, assim como da odontologia focada na saúde coletiva, têm crescido nos últimos anos.

Mais do que nunca, o cirurgião-dentista deve buscar a profissionalização e a especialização, duas chaves para aumentar o campo de trabalho e de atuação profissional. Na Faculdade da Serra Gaúcha, o aluno tem a sua disposição toda a infraestrutura ampla, moderna e o corpo de professores qualificado para concluir a sua formação em Odontologia. O profissional graduado em Odontologia pela FSG já vai ao mercado de trabalho bastante preparado para atuar e se transformar numa referência.

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *