Projeto oferece capacitação empreendedora à comunidade local

Reconhecida na região não só pela qualidade acadêmica, mas pelas ações de transformação social, a FSG segue promovendo iniciativas que geram emancipação e criam novas possibilidades para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica. No dia 26 de novembro, foi encerrado um ciclo de quatro oficinas de empreendedorismo, supervisionadas pelo Prof. Me. Fabio Teodoro Tolfo Ribas (presidente da Associação dos Professores da FSG – ADSerra) e pela Prof. Uiara Gonçalves de Menezes (membro da Associação).

Juntos, os docentes organizaram oficinas sobre gestão de pessoas, empreendedorismo, finanças, custos e marketing, com o intuito de capacitar os envolvidos e fortalecer suas competências empreendedoras. Na penúltima capacitação os participantes sublimaram canecas de polímero e cerâmica, enquanto no último encontro foi possível comercializar as canecas – todo o valor arrecadado será convertido para a compra de novas canecas para a edição de 2020 do projeto.

A máquina necessária para realização do processo de sublimação foi adquirida com recursos financeiros do Fundo Social da Sicredi, já que os projetos Reciclagem do Bem e Empreendedorismo do Bem, iniciativas da ADSerra apoiadas pela FSG, foram contemplados com incentivos do Fundo. Durante as capacitações, o projeto Causa do Bem também esteve presente e ofereceu refeição, vale transporte e uma cesta básica para os participantes.

Para organizar e apoiar operacionalmente as ações, acadêmicos das disciplinas de Recrutamento e Seleção, além de alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos, ministradas pelo professor Fabio, estiveram presentes na execução. Os estudantes puderam vivenciar na prática situações de recrutamento, seleção, integração, treinamento e desenvolvimento, cargos, salários e benefícios, avaliação de desempenho e sistemas de informação.

Em 2020 o Empreendedorismo do Bem pretende oferecer a oficina duas vezes, aumentando a participação da comunidade e fortalecendo competências empreendedoras.

Sobres os projetos

O Reciclagem do Bem destina-se a reciclar materiais escolares para posterior doação para entidades e comunidades carentes. Já o Empreendedorismo do Bem oferece oficinas de empreendedorismo por meio da sublimação (estamparia) de Canecas, fomentando competências empreendedoras entre os participantes.

Novas doações

Entidades e escolas interessadas em receber materiais podem fazer uma solicitação à ADSerra pelo e-mail fabio.ribas@fsg.edu.br. As doações ocorrerão de acordo com a produção alcançada.

O Reciclagem do Bem almeja promover, três vezes ao ano, a arrecadação e processo de reaproveitamento nas dependências do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG. Já o Empreendedorismo do Bem será realizado uma vez por semestre.

As escolas públicas que solicitarem a realização dos projetos em suas dependências – e cooperarem com a arrecadação de materiais escolares usados – poderão receber a iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a responsabilidade socioambiental.